História da arte e luta de classes, por Nicos Hadjinicolaou

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Nicos Hadjinicolaou é um historiador marxista da arte e da ideologia visual. Professor em Creta, Grécia, o autor estudou em Berlim, Freiberg e Munique, antes de mudar-se para Paris onde finalizou sua tese, “Histoire de l’art et lutte des classes”, publicada em 1973. A obra irrompeu na cena acadêmica como uma das mais potentes críticas marxistas à prática tradicional da história da arte nas universidades. Hadjinicolaou ataca a abordagem formalista da história da arte, afirmando que a produção de imagens é um aspecto da ideologia de classe e que a história da arte deve ser abordada a partir dessa posição.

“A luta de classes trava-se em todos os domínios ou, pelo contrário, há domínios privilegiados, santuários onde esse ‘vírus’ não consegue penetrar? Por outras palavras, a história da produção de imagens de toda a sociedade, até aos nossos dias, é uma história particular da história geral das lutas de classes? Precisando melhor: se entendermos por ‘história geral’ das lutas de classes a história das diferentes épocas da humanidade, que são determinadas pelo seu modo de produção econômico, e se entendermos por ‘histórias particulares’ da luta de classes a história dos domínios relativamente autônomos da vida social, determinados em última instância pelas relações sociais de produção econômica, a produção de imagens é esse domínio relativamente autônomo? A produção de imagens é uma prática de classe? A questão é essa.”

Autor: Nicos Hadjinicolaou
Revisão: Giovana Aranda Silva
Edição: 2024
Capa: Bruno Santana

Descrição

Nicos Hadjinicolaou é um historiador marxista da arte e da ideologia visual. Professor em Creta, Grécia, o autor estudou em Berlim, Freiberg e Munique, antes de mudar-se para Paris onde finalizou sua tese, “Histoire de l’art et lutte des classes”, publicada em 1973. A obra irrompeu na cena acadêmica como uma das mais potentes críticas marxistas à prática tradicional da história da arte nas universidades. Hadjinicolaou ataca a abordagem formalista da história da arte, afirmando que a produção de imagens é um aspecto da ideologia de classe e que a história da arte deve ser abordada a partir dessa posição.

“A luta de classes trava-se em todos os domínios ou, pelo contrário, há domínios privilegiados, santuários onde esse ‘vírus’ não consegue penetrar? Por outras palavras, a história da produção de imagens de toda a sociedade, até aos nossos dias, é uma história particular da história geral das lutas de classes? Precisando melhor: se entendermos por ‘história geral’ das lutas de classes a história das diferentes épocas da humanidade, que são determinadas pelo seu modo de produção econômico, e se entendermos por ‘histórias particulares’ da luta de classes a história dos domínios relativamente autônomos da vida social, determinados em última instância pelas relações sociais de produção econômica, a produção de imagens é esse domínio relativamente autônomo? A produção de imagens é uma prática de classe? A questão é essa.”

Autor: Nicos Hadjinicolaou
Revisão: Giovana Aranda Silva
Edição: 2024
Capa: Bruno Santana

Páginas: 312

 

Informação adicional

Peso 0.380 kg
Dimensões 14 × 21 × 1 cm

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