Bipolaridade de classe, La Haine e Scarface

Por Matheus Henrique Mattos

Pense em três princípios ‘’quer tudo de graça’’, ‘’o mundo é seu’’ e o ‘’mundo é nosso’’, todos eles mudam o seu comportamento, porém pense no primeiro, um sentimento de razão, vindo de duas classes que aceitam o movimento do dinheiro, o pobre que trabalha também pode falar isso, a ideologia burguesa é facilmente aceitável, o trabalho tem o ganho com dinheiro, o ter de graça é utopia, vem da descrença em uma revolução, vender a força de trabalho seria ‘’devir’’ do ser social, mas é uma moral-dupla moralismo do estado político, a burguesia fala o mesmo contra a classe ociosa. O outro principio ‘’ o mundo é seu’’ é um princípio de grandeza, que também representa o problema da luta de classes, a ideologia burguesa vende o estilo de vida do capitalismo aventureiro, vimos essa pulsão de grandeza ser vendida em Scarface, filme que faz o oposto de La Haine de onde vem o princípio do ‘’mundo é nosso’’, esse mostra um movimento socialista do Said que está mais se divertindo com os amigos e reagindo a marginalidade e o racismo, diferente de um antissocial no movimento capitalista com pensamento de imperador, em Scarface a mansão de Tony Montana é daquele que quer o que a burguesia tem, não só o luxo, mas a ganancia e a inveja, ambição de um movimento capitalista do protagonista. Mas voltando a falar dos dois últimos princípios, a vontade de ter o mundo mostra o otimismo da vontade, um sentimento que é divido entre a diferença de Tony Montana e Said, a juventude tem que ter vontade, o nosso na frase pixada pelo personagem de Said mostra o socialismo e também um ato de marginalização, porém diferente de Tony Montana que na sua vontade tinha violência, a do Said tinha revolução, mostrando a diferença da pulsão de grandeza do Tony Montana, e o otimismo de Said.

O movimento capitalista do primeiro e segundo princípio nos mostra dois tipos de capitalismo, o burocrático, ou o capitalista de ética protestante, que faz o oposto do capitalista aventureiro que vende a ideologia burguesa e o luxo, pois o capitalista com a ética protestante vende uma razão capitalista, o aventureiro busca a grandeza e a volta de Roma, onde o desejo maior é o poder. O Tony, procura a ambição em meio a produção capitalista e a jaula que Weber descreve. O pessimismo de Weber tem uma conversa com o pessimismo ou movimento do socialista, pois ambos sabem o problema do mundo da violência, mas Weber prefere esperar de Deus a pratica para o combate do capitalista, e nós na pratica vamos ganhar a luta de classe. Infelizmente no mundo atual não temos tudo de graça, porém sabemos que o mundo é nosso. Todos eles englobam o aforismo ‘’pessimismo da razão, otimismo da vontade’’.

Tanto o movimento capitalista e socialista produz cortes, porem o movimento capitalistas produzem cortes no indivíduo e no socialista, diferente do socialista que produz o corte na totalidade, a formação desses dois tipos de existência é o que produz a marginalidade dos personagens de La Haine, e a bipolaridade de classe. O jeito que Vinz se arma, na cena no espelho em referência a taxi driver, mostra como a ideologia burguesa, e o conservadorismo do filme que Vinz via em relação ao papel do justiceiro, leva o personagem comprar uma arma, e o fato dele comprar a arma faz o filme ficar tenso. Tanto Tony Montana e Vinz se arma, isso tem a ver com a bipolaridade de classe, o armamento da população acontece de forma espontânea, porém Tony Montana tem contato das armas deis do exército, e de seus serviços para o tráfico, Vinz se arma para se defender, diferente de Tony que já perdeu a sensibilidade na morte e se arma para matar.

A vontade de potência de Tony ironicamente mostrada através do ‘’say hello to my little friend’’ junto com a cocaína cheirada, diminui o próprio personagem, diferente da arma do Vinz , que causa medo porque ele se arma para se defender, o medo é porque a polícia pode saber disso, o medo de Vinz é o medo de algum menino no tráfico. Este complexo de Tony pode ser mostrado na cena da motoserra, que diminui o personagem que está como refém, no fim Tony Montana consegue o que quer, mas ele acaba morrendo no filme, ‘’o mundo é seu’’. La Haine acaba com uma tragedia também, entre os personagens que também são vítimas da ideologia burguesa ‘’o mundo é nosso’’, tragédias causadas pela bipolaridade de classe, que leva Vinz se armar.

O princípio ‘’quero tudo de graça’’, em uma sociedade capitalista parece utópico porém, ‘’o mundo é nosso’’ faria o centralismo-democrático ser rumo da sociedade socialista na fase superior do comunismo onde o ‘’querer de graça’’ não parece ser tão distante, superando a ideologia burguesa que combatemos, a violência e o armamento espontâneo não seriam necessários, porém ainda vivemos no imperialismo, e La Haine passa repetidamente em forma de arte que o mundo cópia, é passado diversas vezes, ‘’o mundo é seu é nosso’’, botão de retornar ‘’o mundo é seu é nosso’’, rebobinando ‘’o mundo é seu é nosso’’, retroceder ‘’o mundo é seu é nosso’’… e assim funciona o movimento capitalista, a eleição e a pirâmide de corpos da sala do prefeito, as peles humanas nas cadeiras, os ossos usados de pernas das mesas, o canibalismo moderno da democracia burguesa, onde ‘’o mundo é seu’’, mata o proletariado que quer o mundo para todos, pois vivemos o imperialismo, onde a palestina está em guerra, onde a ucrânia e o nacionalismo russo estão em disputa, a pulsão de grandeza de Ares e os soldados, afinal somos o reflexo de Deus e não humanos.

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